Os crimes cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns e sofisticados. Por isso, profissionais especializados em forense digital estão sendo altamente demandados por empresas que desejam assegurar seus dados, sistemas e hardwares.
O panorama da segurança digital ao redor do planeta não é favorável. O Brasil, inclusive, é destaque (negativo) em certos delitos. Esses números reforçam a necessidade da segurança digital e dos atores que colaboram para a proteção das organizações.
Confira, então, detalhes sobre a forense digital!
Estatísticas de cibercrimes e a importância de proteger a sua empresa
O Brasil e o mundo enfrentam uma crescente epidemia de crimes cibernéticos. Isso inclui casos preocupantes de pedofilia na internet, tráfico e fraudes financeiras, entre outros.
De acordo com relatórios recentes, o país ocupa a segunda posição com maior número de cibercrimes na América Latina. Houve um aumento alarmante de 70% nos casos nos últimos anos.
Outra pesquisa, desta vez realizada pela empresa de segurança Fortinet, aponta que o Brasil registrou cerca de 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos apenas no primeiro semestre de 2022. Esse número só foi superado pelo México, com cerca de 85 bilhões no período.
A ONG brasileira Safernet aponta ainda que o território digital brasileiro é alvo de outros graves delitos. Em 2023, houve recorde de denúncias por abusos sexuais de crianças na internet.
Além de todos esses crimes, o Brasil é líder de golpes financeiros no mundo. Um relatório recente da Kaspersky mostra que o país é o mais afetado por golpes financeiros (trojans bancários) na região, seguido por México, Peru e Colômbia. Entre as 12 famílias de golpes mais comuns, destacam-se sete de origem brasileira.
O país também está sofrendo cada vez mais tentativas de fraude de identidade. O levantamento Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian afirma que os brasileiros foram submetidos a quase 4 milhões de tentativas de fraude de identidade em 2022. Isto significa uma vítima a cada 9 segundos no Brasil.
O profissional de forense digital e sua importância para cibersegurança
Diante de números tão alarmantes, é fundamental que as empresas consigam se proteger de ataques, golpes, invasões e outros delitos. Nesse sentido, a forense digital é vital para a investigação e resolução de crimes cibernéticos.
Profissionais desse campo coletam, analisam e interpretam evidências digitais em dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. Assim, eles atuam para descobrir atividades ilegais, identificar culpados e fornecer provas em processos judiciais.
O que um profissional de forense digital faz
Pessoas que trabalham com esse segmento têm uma variedade de responsabilidades. Isso inclui:
- recuperação de dados de dispositivos danificados;
- análise de malware;
- identificação de fraudes eletrônicas;
- investigação de incidentes de segurança cibernética.
Para isso, profissionais de forense digital usam ferramentas avançadas e técnicas forenses. Desse modo, as evidências poderão ser coletadas de forma precisa e que sejam admissíveis em tribunal.
Competências necessárias para pessoas da área
Se você está em busca de profissionais de forense digital, precisa saber que geralmente a formação acadêmica não é obrigatória.
Contudo, é comum encontrar pessoas que trabalham nesse campo com graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação ou Segurança da Informação.
Além disso, certificações específicas podem aumentar a credibilidade dos colaboradores. Algumas delas são: Certified Hacking Forensic Investigator (CHFI) e GIAC Certified Forensic Analyst (GCFA).
Como proteger a sua empresa contra ciberataques
Como frisamos, a colaboração de profissionais de forense digital desempenha um papel vital na proteção de empresas. Com suas técnicas avançadas, o trabalho dessas pessoas é bastante relevante para assegurar as organizações contra cibercrimes.
Além disso, cabe salientar que a realização de pentests regulares é uma medida proativa para assegurar dados, sistemas e hardwares organizacionais. Ao realizar os testes de intrusão, o negócio protege-se contra ameaças cibernéticas.
Como visto, a área de forense digital é fundamental para a proteção da sociedade contra os perigos do mundo digital. Profissionais dedicados a esse campo são muito importantes para a investigação e resolução de crimes cibernéticos.
Agora, não perca mais tempo! Assegure a sua empresa dos ataques de criminosos. Clique aqui e entenda como a Guardsi pode proteger o seu negócio!