Apesar das notícias e reportagens diárias sobre hackers e vazamentos de dados, o tema ainda é muito nebuloso para a grande maioria das pessoas. É por esse motivo que todos os dias diversas empresas são invadidas e tem suas informações “vazadas”. Mas afinal, o que significa ter um vazamento de dados e quais informações são essas?
Suponha que você tenha feito sua matrícula em uma grande franquia de academias, e através do contrato a empresa armazenou algumas de suas informações: RG, CPF, foto 3×4 e os dados do seu cartão de crédito. Imagine então que um grupo de hackers conseguiu invadir o sistema dessa empresa e todos os seus dados somados aos de outros alunos foram “roubados” e estão agora na mão de alguém mal-intencionado.
Este notório grupo de hackers então decide entrar em contato com a rede de academias de maneira anônima, exigindo que seja feita a transferência de quantias exorbitantes de dinheiro em criptomoeda. A franquia então se vê em um cenário crítico em que é obrigada a ceder às exigências dos invasores e paga o resgate requisitado. Se essa empresa tiver sorte, assim como outras que passaram por situações semelhantes, deve recuperar em média somente 55% dos dados sequestrados, como aponta pesquisa The State of Ransomware 2022 da empresa Sophos.
Este é apenas um cenário hipotético do que pode acontecer (e acontece todos os dias) em empresas de pequeno a grande porte. O limite das consequências varia de acordo com a criatividade dos cibercriminosos, que exploram e encontram novas brechas de segurança em empresas por todo o mundo, causando danos não somente a empresas e empresários, mas também aqueles que usufruem de seus produtos e serviços.
Com o desenvolvimento dos crimes cibernéticos, desenvolveram-se também os profissionais de cibersegurança, que atuam de diversas maneiras evitando outras tantas invasões de sistemas e vazamento de dados.
Como evitar esse tipo de situação?
O hacking ético trata-se da mais efetiva força de defesa quando se fala em segurança da informação, e seu funcionamento pode ser ilustrado de maneira breve da seguinte maneira: o hacker ético (white hat) assim como o cibercriminoso (black hat) exploram o sistema em busca de brechas e falhas de segurança, porém ao encontrar quaisquer vulnerabilidades o hacker ético as reporta em seu relatório, de maneira a orientar e desenvolver os sistemas de segurança da empresa.
A melhor forma de evitar esse tipo de situação é o teste de intrusão – ‘Pentest’ (penetration testing). Nós da Guardsi Cybersecurity temos a melhor equipe de hackers para a condução de pentests, com as certificações de segurança ofensiva mais conhecidas no mercado internacional, tendo participado na defesa e fortificações de segurança de aplicativos de grande acesso, empresas de médio porte e até mesmo grandes instituições financeiras. Isso garantiu que vulnerabilidades fossem encontradas e corrigidas por um hacker ético antes que pudessem ser exploradas por agentes maliciosos, evitando a propagação de danos a empresas e consumidores.
O que é um Pentest?
Como seu nome sugere, o Pentest, trata-se de um “teste de penetração”, onde uma empresa ou agente é contratado por uma organização para explorar suas próprias brechas em um sistema ou rede através de uma simulação de ataque criminoso. O objetivo é testar os níveis de proteção da mesma maneira que um hacker malicioso faria, variando abordagens de acordo com a situação e adotando uma série de práticas que constituem o ethical hacking.
Um pentester deve avaliar a qualidade da segurança e expor o impacto em potencial de falhas e brechas, em casos de ataque criminoso através de seu relatório. Um teste de intrusão pode ser realizado de três maneiras, que são determinadas pelo nível de intimidade do atacante com o alvo da invasão:
- A modalidade Black Box, ou Caixa Preta, representa aqueles em que o pentest é feito “no escuro” ou “às cegas”, onde não há nenhuma informação primária sobre o alvo. Trata-se se de um ataque externo sem qualquer nível de acesso, um ataque “do zero”.
- Os testes de intrusão em que a empresa fornece para o pentester informações primárias como senhas, IPs, topografia de rede, etc. qualificam a intrusão como White Box ou Caixa Branca. Essa maneira posiciona o atacante em certa vantagem, realizando assim um ataque bem mais profundo.
- Os testes do tipo Grey Box ou Caixa Cinza são uma mescla entre os anteriores, havendo a disponibilização de algumas informações (em menor volume comparado ao white box), não abrindo mão dos testes “às cegas” utilizados no black box. São empregados em situações específicas onde existem vários níveis de acesso como os de administradores e usuários.
Minha empresa precisa de pentest?
Para que qualquer e toda empresa esteja de fato segura, são necessárias medidas de segurança. Da mesma maneira que medidas de combate ao incêndio e medidas de segurança do trabalho, a segurança da informação exige medidas assertivas e inteligentes de prevenção. O combate entre segurança e risco acontece antes mesmo que haja de fato uma emergência ou invasão, isso porque é senso comum que “é melhor prevenir do que remediar”.
Sendo assim, quando tratamos de uma organização ou empresa, seja ela uma startup ou uma grande fintech por exemplo, cuja manipulação de dados é indispensável ao seu funcionamento, há o que se dizer em risco e assim há também o que se dizer em medidas de prevenção e segurança ofensiva.
Com a evolução das tecnologias de ataque cibernético é a cada momento mais arriscado negligenciar as medidas de proteção de dados. Não investir em cibersegurança hoje é garantia de que eventualmente seu sistema será invadido por um agente não autorizado e muitas vezes mal-intencionado.
Nós, da Guardsi, esperamos que essa invasão não seja conduzida por um agente malicioso que irá explorar brechas e causar danos incalculáveis, e sim por um de nossos profissionais (Hackers Éticos) que estarão capacitados para realizar seu Pentest e evitar que haja uma futura invasão maliciosa. Acesse nosso site para mais informações sobre nossos serviços e para agendar uma reunião com um especialista no assunto – encontraremos a melhor solução para o seu negócio: https://guardsi.com.br/.