O que é um BadUSB e quais os riscos para sua empresa?

O que é um BadUSB?

Em um mundo digital onde as organizações estão cada vez mais conectadas, os hackers mal-intencionados estão sempre em busca de novos meios para explorar vulnerabilidades e comprometer sistemas, muitas vezes em busca de dados e informações valiosas.

O BadUSB é uma técnica de ataque cibernético que utiliza de dispositivos USB, que são modificados por hackers utilizando técnicas e linguagens de programação para executar ações dentro da máquina infectada assim que é inserido no dispositivo por meio da porta USB.

Após o BadUSB ser inserido na máquina alvo, os comandos programados no dispositivo começam a ser executados de forma oculta e dependendo da configuração feita pelo hacker, várias ações podem ocorrer, tais como:

  1. Roubo de dados: O dispositivo USB pode copiar dados e arquivos sensíveis, tais como documentos confidenciais, informações de clientes e arquivos sigilosos da empresa. Esses dados podem ser usados posteriormente para chantagem ou venda no mercado negro.
  2. Instalação de Malware: O dispositivo USB pode conter diversos tipos de malware e virus, podendo ser espalhado para as outras máquinas da empresa por meio da rede e executar funções maliciosas como criptografar arquivos, monitoramento de atividades e desativação dos antivírus e softwares de segurança.
  3. Ataques de Ransomware: O dispositivo pode iniciar um ataque de ransomware, criptografando os arquivos do sistema e pedindo um resgate para recuperar o acesso aos dados.
  4. Instalação de Keyloogers: O dispositivo pode instalar ferramentas de keylogger, que registram todas as teclas digitadas pelo usuário. Isso permite ao hacker capturar senhas, informações de login e outras credenciais sigilosas.
  5. Exploração de Vulnerabilidade: O dispositivo pode ser programado para procurar por vulnerabilidades nos sistemas e infraestrutura da empresa, permitindo que o hacker consiga controle total sobre o computador e eventualmente os outros dispositivos na rede.

Como os hackers utilizam?

Esse é um tipo de ataque que só pode ser realizado de forma física, pois é necessário que o dispositivo USB entre em contato com a máquina alvo, sendo assim, esses hackers mal-intencionados utilizam técnicas de engenharia social para enganar os funcionários e tentar realizar o ataque sem que ninguém perceba.

Um exemplo prático de como isso pode acontecer é: Um hacker deixa um pen drive disfarçado na área de trabalho de uma empresa onde ficam os funcionários, e um deles por curiosidade conecta-o em seu computador para verificar seu conteúdo.

Como se proteger?

Infelizmente, não existe uma solução única para resolver o problema, mas algumas práticas e medidas de segurança podem ajudar a reduzir de forma significativa os riscos. A seguir, listamos algumas dicas importantes para proteger sua empresa contra ataques de BadUSB:

  1. Conscientize seus funcionários:  A conscientização dos funcionários é uma das principais formas de proteção para a empresa. Uma boa opção é realizar treinamentos e demonstrações práticas, isso pode ajudá-los a identificar e evitar esse e outros tipos de ataque.
  2. Use software de segurança: O uso de antivírus e firewalls podem ajudar a prevenir esses ataques, podendo barrá-los antes mesmo de serem executados, porém é importante que estejam configurados de forma correta para garantir uma proteção mais eficaz.
  3. Verificações de segurança: É importante estabelecer uma pratica regular de contratação serviços de verificação de segurança, para analisar de forma mais detalhada os riscos que a sua empresa está passando no momento. Esses serviços incluem a realização de testes na infraestrutura, identificando quais os pontos fracos na sua segurança e tomando medidas de prevenção para reduzir os riscos de ataques contra hackers mal-intencionados.

Se você quer proteger sua empresa contra ataques de BadUSB e outras ameaças, a Guardsi Cybersecurity oferece soluções de pentest personalizadas para cada ambiente, somos referência no mercado de cibersegurança, ajudando dezenas de empresas desde 2015, com uma equipe de profissionais qualificados na área para garantir a segurança no ambiente do trabalho.

Para conhecer melhor nossa empresa, nossas metodologias e entender melhor sobre os serviços de pentest e segurança da informação, acesse o nosso site e preencha o formulário, após isso, um especialista entrará em contato com você.