Ransomware: o que é e como pentests ajudam empresas a se proteger desse malware

A segurança de arquivos e sistemas de uma empresa precisa ser uma prioridade, certo? Afinal, existem diversos tipos de ataque capazes de comprometer seriamente as informações e os acessos da organização. Nesse contexto, o ransomware é uma ameaça real à qual você precisa ficar atento.

Mesmo que não seja tão novo no mercado, esse malware ganhou destaque nos últimos anos. A ascensão das criptomoedas e dos sistemas de blockchain facilitaram a ação dos cibercriminosos — que têm se tornado cada vez mais ousados em suas ações.

Você quer saber o que é ransomware e como proteger a sua empresa desses ataques? Então, siga com a sua leitura e descubra com a gente!

O que é o ransomware?

Ransomware é um tipo de malware — isto é, um software feito intencionalmente para causar danos. Quando ele infecta uma máquina, é capaz de criptografar e bloquear arquivos e, até mesmo, um sistema operacional inteiro. 

Assim, um ransomware pode travar o funcionamento normal de um computador ou toda a rede de uma empresa. 

Os criminosos solicitam uma taxa de pagamento. O valor a ser pago pelo negócio serve para liberar a chave privada que irá descriptografar a normalidade das operações. 

Ainda que a ameaça seja mais comum atualmente, ela está longe de ser uma novidade. Os primeiros casos desse malware surgiram antes mesmo da virada do milênio e, dessa forma, o ransomware existe há décadas. 

Contudo, o seu crescimento acelerado ocorreu após a popularização das criptomoedas, que possibilitaram pagamentos difíceis de serem rastreados. Portanto, isso contribuiu para o recebimento dos resgates pelos hackers sem comprometer o seu anonimato. 

Além das novas formas de pagamento, outro ponto tem chamado a atenção dos especialistas: Ransomware as a Service (RaaS).

O RaaS possibilita que criminosos contratem ferramentas prontas de outros hackers para simplificar a exploração das vulnerabilidades encontradas. 

Esses “Kits de Ransomware” são vendidos na Dark Web e deram espaço para novos vetores de ameaças, multiplicando os riscos para os negócios.

Qual é o impacto do ransomware para empresas?

O objetivo dos hackers mal-intencionados é principalmente financeiro, extorquindo as suas vítimas. Estas, geralmente, se veem sem saída e sentem-se obrigadas a pagar o valor de resgate (ransom). 

Pesquisas estimam que 75% das empresas desembolsam o valor solicitado pelos criminosos. No entanto, 24% delas — mesmo pagando — não conseguem mais recuperar seus arquivos e computadores. 

Os números podem ser ainda mais ameaçadores. De acordo com Statista, o custo estimado do cibercrime em todo o mundo pode chegar a US$ 13,82 trilhões em 2028.

Logo, negócios afetados pelo ransomware podem ter impactos financeiros consideráveis devido a esse crime. Além disso, a perda de dados e sistemas é capaz de gerar prejuízos a curto, médio e longo prazo, afetando as operações e a credibilidade organizacional.

Como Pentests ajudam empresas a se proteger do ransomware

 

Como proteger a sua empresa de cibercriminosos e do ransomware?

Alguns cuidados mais conhecidos de cibersegurança envolvem a troca frequente de senhas e o uso de softwares atualizados, entre outras medidas. Mas, além delas, um método específico vem se destacando: o pentest.

O teste de intrusão (ou Penetration Test) simula um ataque hacker, descobrindo vulnerabilidades de um sistema. Isso é feito pela ótica de um agente externo; ou seja, que não teve participação na construção das aplicações. 

Com a metodologia de segurança ofensiva, é possível encontrar de forma ativa onde as brechas de segurança estão. A ação é feita utilizando conhecimentos e ferramentas de um hacker profissional e ético.

Diferente da segurança passiva (que espera acontecer para depois mitigar o problema), o pentest é uma abordagem proativa para assegurar a sua empresa dos cibercriminosos. Assim, ele é um grande aliado na segurança máxima contra ransomware e outras ameaças.

Como fazer um pentest?

Você conferiu que o malware pode ter impactos importantes para as organizações e, para evitá-los, o teste de intrusão é uma medida fundamental.

Com a Guardsi Cybersecurity, o seu negócio pode contratar e realizar pentests segundo as suas necessidades. Os testes são conduzidos por hackers éticos, com as certificações de segurança ofensiva mais respeitadas do mundo.

Nossos profissionais altamente qualificados já encontraram e auxiliaram na correção de falhas de segurança nos aplicativos mais baixados do Brasil. Além disso, brechas foram encontradas por eles em sistemas de grandes instituições financeiras, colaborando para a sua segurança.

Com testes de intrusão, os negócios podem garantir que suas vulnerabilidades a ataques serão descobertas por profissionais de confiança. Então, é possível agir antes que um agente mal-intencionado as encontre e explore. 

Como visto, o ransomware é um tipo de malware que consiste em criptografar e bloquear. Os cibercriminosos solicitam um resgate e, mesmo depois do pagamento, as organizações podem não recuperar seus arquivos e computadores. Nesse sentido, o pentest é ajuda a identificar vulnerabilidades a fim de proteger o seu negócio contra esses e outros ataques.

Realize testes de intrusão e atue preventivamente. Agende uma reunião com um especialista e conheça as soluções da Guardsi Cybersecurity!