Como proteger sua empresa contra ataques de phishing

O que é o phishing?

O phishing é uma técnica de ataque cibernético que busca enganar os usuários a fornecerem informações confidenciais, como senhas, dados bancários ou informações pessoais. Esse tipo de ataque é realizado por meio de mensagens de e-mail, SMS, redes sociais ou até mesmo por telefone. Em geral, o objetivo do phishing é roubar informações sensíveis para cometer fraudes financeiras ou roubo de identidade. Muitas vezes, esse tipo de técnica também pode ser utilizada por hackers para obter mais informações sobre determinada empresa ou alvo, como o sistema operacional utilizado, versões de software e etc – isso pode ajudar tais criminosos a efetuar ataques mais bem direcionados. Portanto, as consequências de um ataque de phishing são difíceis de serem calculadas, pois normalmente trata-se apenas de mais uma “etapa” dentro de toda a estratégia de invasão dos hackers.

Devido à facilidade de execução e à eficácia em enganar usuários desavisados – a maioria dos usuários não sabem identificar com certeza quando se trata ou não de alguma espécie de fraude, o phishing é um dos principais desafios para empresas que desejam manter seus dados e informações seguros. Felizmente, existem algumas medidas relativamente simples que as empresas podem tomar para se protegerem contra esses ataques. A seguir, listamos algumas dicas importantes para proteger sua empresa contra ataques de phishing:

  1. Conscientize seus funcionários: A conscientização dos funcionários acerca dos riscos do phishing (e outras técnicas de engenharia social) é uma das principais formas de proteção contra esse tipo de ataque. É importante educar os funcionários sobre os riscos do phishing e como identificar e evitar ataques. Inclua treinamentos regulares em sua política de segurança de informações para garantir que todos os funcionários estejam atualizados sobre as últimas ameaças.
  2. Fique atento às mensagens de e-mail suspeitas: Muitos ataques de phishing são realizados por meio de mensagens de e-mail. Ensine seus funcionários a identificar mensagens de e-mail suspeitas e a não clicar em links ou fazer download de arquivos anexados em e-mails não solicitados – é importante que todos entendam as possíveis consequências para a empresa caso alguém instale despropositadamente algum malware em uma máquina corporativa. Alguns sinais de alerta incluem e-mails que solicitam informações confidenciais, parecem vir de uma fonte suspeita ou têm erros de gramática ou ortografia.
  3. Use um software de segurança robusto: Certifique-se de que sua empresa esteja usando um software de segurança confiável que possa detectar e bloquear ataques de phishing. Isso inclui software antivírus e firewalls, que podem ajudar a proteger sua rede contra ameaças cibernéticas. Claro, esse tipo de medida ajuda a mitigar diversos riscos e evitando até mesmo que e-mails maliciosos cheguem aos funcionários. Mas é importante ressaltar que os hackers sabem que essas medidas de proteção existem e por conta disso tentarão passar despercebidos.
  4. Monitore suas contas bancárias e cartões de crédito: O phishing é muitas vezes usado para roubar informações financeiras, por isso é importante monitorar regularmente as contas bancárias e os cartões de crédito da sua empresa para identificar atividades suspeitas ou transações não autorizadas. Caso não reconheça alguma transação, independente do valor – pequeno ou grande – vale a pena tomar dupla precaução e buscar entender do que se trata, para evitar problemas e dores de cabeça maiores no futuro.
  5. Realize simulações de ataques de phishing: Uma das melhores maneiras de se preparar para um ataque de phishing é realizar uma simulação de ataque. Isso ajudará sua equipe a identificar pontos fracos em sua segurança de informações e a tomar medidas preventivas para reduzir o risco de ataques bem-sucedidos. A Guardsi Cybersecurity oferece simulações de ataque de phishing personalizadas para ajudar empresas a identificar vulnerabilidades em sua segurança de informações. Com essa simulação, sua equipe poderá experimentar um ataque de phishing realista e aprender a detectar e evitar esse tipo de ataque no futuro.

 Além das simulações de phishing realizadas pela equipe de profissionais da Guardsi, nós também auxiliamos no trabalho de conscientização dos funcionários – principalmente daqueles afetados durante os testes de phishing, pois tais indivíduos podem ser um vetor de ameaças para a empresa, mesmo sem ter más intenções, posto que esse tipo de ataque busca explorar principalmente a falta de informação e ingenuidade das pessoas que compõem o quadro de colaboradores.

Conclusão

 O phishing é uma das maiores e mais frequentes ameaças à segurança de informações de uma empresa, mas existem medidas simples que as empresas podem tomar para se protegerem contra esses ataques. Mas é sempre interessante observar essa situação como uma espécie de “corrida de gato e rato” – onde os criminosos estarão sempre buscando novas maneiras, técnicas e ferramentas para explorar vulnerabilidades e as empresas devem estar sempre preocupadas com esse tipo de questão e buscando maneiras de bloquear esses ataques ou torná-los inefetivos caso atinjam algum funcionário (isso só é possível através de um excelente trabalho de conscientização).

 Caso você queira contratar ou até mesmo obter mais informações sobre o serviço de testes de phishing e conscientização dos funcionários, acesse o nosso site (https://guardsi.com.br/) e agende uma reunião com um especialista – iremos entender e analisar o seu negócio e encontrar a solução mais adequada para o momento.